26/07/2012

Eu defesa do "não sei"


Quando alguém faz uma proposta, a pessoa espera uma resposta imediata aceitando ou negando. Algumas pessoas até esperam a resposta antes de dizer do que se trata a proposta ("tu faz uma coisa pra mim?"). Eu acho isso uma merda.

Tudo bem, algumas propostas vem com a condição de que você pode pensar o quanto quiser antes de responder, mas, de uma maneira geral, ninguém que faz uma proposta espera ouvir um "não sei". Ninguém gosta de argumentar porque a sua proposta é uma boa ideia (e eu garanto que em vários momentos, ir para aquela festa é uma má ideia. Eu sei que nunca vão inventar uma máquina do tempo porque eu nunca apareci para mim mesma dizendo "Não! Não faça isso! Tudo estará perdido se tu for!").

Por outro lado, a maior parte das pessoas prefere passar a imagem de que é alguém decidido e assertivo, ou de repente um devil may care que não está nem aí para as consequências e pode dizer sim. Assim, quando alguém escolhe estar indeciso, a reação é sempre de que o "não sei" na verdade significa um sim ou não disfarçado (qual deles é depende da pessoa, da situação, e dos níveis de neurose e paranoia envolvidos).

Não estou defendendo a indecisão. O que eu quero saber é por que esperam que alguém tome uma decisão, por mais trivial que ela seja, sem ter certeza se quer isso ou ter fatos que a convençam de que vale a pena? Por que, exatamente, o "não sei" não pode ser tomado como um "me convença"?

É claro, tudo isso passa pela minha cabeça em um momento em que eu prefiro tirar férias da realidade me enfiando em Skyrim do que tomar decisões. Acho que isso influencia as minhas palavras.
Acho.
Não sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.