Apesar de ser considerada uma fonte de informações similar a uma enciclopédia, a Wikipedia é tão confiável quanto qualquer outra coisa que se encontra na internet. É claro que na prática é comum procurar qualquer coisa na Wikipedia e aceitar o que se encontra alí como verdade o bastante para passar o link adiante para um amigo (ou em um post de blog).
Isso torna as recentes descobertas de manipulação de entradas na Wikipedia por parte de agências governamentais e multinacionais muito mais preocupantes. Ou pelo menos bastante preocupantes para qualquer pessoa interessada em teorias de conspiração.
O principal responsável por tais descobertas é Virgil Griffith, um hacker americano de 22 anos e criador do Wiki Scanner, o site que rastreia edições de entradas na Wikipedia até seus originadores usando seus IPs. Virgil criou o Wiki Scanner simplesmente por que ele podia, mas ele sabe muito bem que desinformação (o ato de maquiar a verdade) é um fato quando se mistura edições anônimas e grandes corporações.
Para quem quiser saber quem anda maquiando o que, a Wired está catalogando edições interesseiras interessantes, mas na própria página do scanner existem links para os edits da CIA, da BBC, do governo cubano...
22/08/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Saoki. Legal teu site, indiquei seu blog, especificamente esta postagem, em um comentario que eu fiz em uma coluna social do Jornal da Manha de Uberaba (15.000 exemplares/dia).
ResponderExcluir