18/05/2013

Pautas de ilustração e testes psicológicos

Existe um teste psicológico chamado Teste de Associação Implícita, que analisa como associamos palavras e conceitos abstratos. Isso mostra a programação profunda do nosso cérebro, aquelas coisas que adquirimos, interiorizamos e demonstramos por reflexo.

Qualquer pessoa que já escreveu uma pauta de ilustração sem definir gênero sabe do que eu estou falando. Você pede que o ilustrador desenhe uma "pessoa ingênua" e ele desenha uma mulher jovem. Uma "pessoa confiável" vira um homem branco de meia idade.

Isso só parece inocente se você não pensar que essa é a maneira mais rápida que ele conseguiu pensar de fazer a ilustração. A maneira mais instintiva, ou seja, a maneira mais próxima de como ele reagiria em uma situação corriqueira. E ela demonstra uma tendência de considerar mulheres como despreparadas e senhores brancos como fontes de conhecimento. Sinceramente, é por isso que grande parte dos 171 do mundo são homens com uma expressão honesta que sorriem muito ou mulheres com aparência frágil que choram muito. Reações instintivas de associação implícita são bem mais perigosas e tem consequências mais graves do que parecem, para todos os envolvidos. É só analisar o discurso dos que justificam o estupro ou o método de quem seleciona currículos com foto.

Mas, qualquer que seja a maneira que isso se apresenta, todos somos tendenciosos. Cada um tem um conjunto de imagens que considera normal, ou nunca estranharíamos nada. A questão é se informar sobre o quanto essas imagens foram alimentadas por uma cultura de preconceito e trabalhar para se familirizar com o diferente, buscando a empatia e a tolerância.
Felizmente, a primeira parte pode ser resolvida com um teste da Universidade de Harvad (e ele até está português!). A segunda e a terceira partes ficam de tarefa para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.