13/03/2009

Live Action, LARP ou o que for

Estou sofrendo de crise de abstinência de Live.
Isso se caracteriza por entrar todos os dias nas comunidades dos projetos que eu jogo para checar quando (se) vai ter jogo novo e por ficar mais triste do que o recomendado quando se descobre que um desses projetos parece ter finalmente terminado, após alguns meses moribundo.

O último sinal é desenvolver um projeto de live para narrar, é claro.

Não pretendo divulgar agora exatamente o que está se formando. Eu sou metódica e trabalho como projetista (metódica x2). Obviamente só vou lançar o projeto quando ele estiver certinho. Mas, enquanto isso, posso falar sobre algumas coisas interessantes. Como, por exemplo, o conceito de achievements (ou conquistas), como aplicado ao RPG, em especial, a lives.

Um achievement funcionaria como uma alternativa ao XP em lives que não vão seguir uma campanha. O achievement premia o jogador pela maneira que ele joga, já que em um Live one-shot (ou, de repente, um five-shooter ^_~) não existe por que dar pontos de experiência para um personagem, então quem ganha alguma pela coisa é o jogador.

Talvez as próprias conquistas servissem como recompensa (as camisetas de bom jogador e boa caracterização de um projeto que eu joguei me vêm a mente), mas de repente fosse melhor que as conquistas tivessem niveis e que o jogador pudesse trocar uma conquista de determinado nível por um privilégio em jogo, recompensando os jogadores que se dedicam ao projeto.

Uma conquista comum (boa representação ou caracterização, por exemplo) poderia permitir que o jogador ignorasse um dos requisitos para criação de personagem em um jogo futuro. Conquistas boas (ser bem sucedido em seus objetivos, resolver um mistério, melhor sequência de ação do jogo, não entrar en OFF por um jogo inteiro,...) poderiam ser trocadas por dicas sobre o enredo do jogo durante o jogo, conquistas ótimas (não entrar em OFF por três jogos consecutivos, criar um enredo alternativo para o jogo, ajudar na organização do live...) poderiam se transformar em características extras na criação do personagem (ser de uma raça diferente, um poder ou ponto extra, etc).

É claro, as recompensas teriam que ser definidas pelos organizadores do jogo, mas acho que existe alguma coisa de interessante nessa história toda.



Link: Dados Cor-de-rosa: Conquistas no RPG

2 comentários:

  1. Anônimo12:57 PM

    Existem muitas coisas interessantes em receber estes "prêmiozitos" aí...

    Passei mais pra dizer que eu postei FINALMENTE O MEME !!!


    XP~~~~~~~~~~

    bju manhêÊÊ

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:30 AM

    Sabe de uma coisa... Eu ainda acho que com a falta de compromisso do pessoal, eles achariam melhor os "achievement prize" no proprio live (como tu disse, dica da historia durante o jogo)

    E, sim, pelo jeito One-shots eh a unica maneira de se resolver o problema de falta de compromisso para um live mais comprido.

    ResponderExcluir

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.