04/09/2008

Como evitar bloqueios de IP e Firewall

Se existe uma coisa que eu realmente odeio na internet são os serviços que sentem a necessidade de me mostrar a seguinte (extremamente ofensiva) tela:


A, é? Não posso acessar por que o serviço de vocês é só pra gringos? Brasileiros estão invadindo a internet bonitinha de vocês e quebrando tudo?

Tá certo então, pelo menos existe gente no mundo que concorda que esse tipo de atitude é pelo menos sinal de servidor mal administrado (e possivelmente boa e velha censura) e coloca no mundo serviços de Anonimização de IP.

Como funciona isso? Bom, basicamente você usa o site através de um filtro de proxy que esconde o seu IP, impossibilitando que você possa ter o seu IP registrado, reconhecido ou barrado.
Esse tipo de serviço garante que gente atrás de firewalls (de serviço, escola ou muito pior, do país) e bloqueios de proxy possam usar a internet sem medo.


Então vamos à demonstração.
Primeiro eu dei uma busca no Google por IP anonymizer. Da lista gigante que surgiu eu escolhi um site russo (por que russos rocks), o FreeProxy.info. Lá existe uma ou lista imensa (e atualizada) de sites que fazem anonimização.




Aí eu entrei em um dos sites e colei a URL do site ofensor no campo apresentado.



Aí, voilà, c'est fini. O site abriu. Fica um pouco mais lento, já que está redirecionando pelo site, mas funciona perfeitamente (inclusive os links internos).



Outra maneira de fazer a mesma coisa é usar um programa, como o TOR, para redirecionar a sua navegação. É claro que o TOR é mais uma ferramenta para uma pessoa com muita necessidade de anonimato e privacidade, e não algo para fazer na hora que se descobre o YouTube bloqueado no firewall do laboratório de informática da sua escola. Mas nada o impede, só faça o favor de configurar o programa para repassar a rede, assim outras pessoas podem ficar mais seguras com a sua ajuda.

Por último, sempre se pode usar a sigla "https" no lugar do "http" quando se digita uma URL, acionando a própria criptografia da rede (o que já dá uma certa privacidade e as vezes bypassa o firewall).

Para saber mais sobre censura na internet e qual a diferença entre um proxy router e um onion router, clique nos links.

2 comentários:

  1. Genial, bravo, obrigado pelas excelentes dicas!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:25 PM

    Obrigado, Le
    Você me ajudou muito...

    Realmente tenho me sentido estressado com toda essa coisa de estudar pro vestibular de um lado e resolver os problemas pra estudar fora de outro lado. Tudo isso meio que se juntou com o nervosismo pré-decisão da universidade e o medo que eu já sinto e por isso estou me sentindo em outra órbita...

    Talvez voltando pro meu planeta natal. Só que dessa vez sem um Ovo pra me proteger...

    Não sei...

    Mas tu me ajudou muito mesmo. :) Obrigado...

    PS: Me da uma dica de quando puder voltar a frequentar tua casa haha

    ResponderExcluir

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.