14/07/2008

Gaming

Depois que eu li o Little Brother do Cory Doctorow me deu uma vontade absurda de fazer um live freeform*. Só pela diversão, só pela beleza de ter um monte de gente fantasiada loqueando com algum pedaço do mundo. Então eu ando coletando informação sobre isso.
* Pra entender de onde vem essa vontade, leia o livro e pense como um RPGista.

A sorte é que a maior parte da informação que eu poderia precisar sobre live action intercala com a informação que eu já tinha sobre design de sistemas de jogos. Sim, por que eu ando devotando uma quantidade absurda de tempo a pensar sobre sistemas e cenários de RPG e o que eu posso fazer para criar um jogo divertido, simples e imersivo.

Mas então, vou atirar um monte de links sobre criação de jogos por aqui. Basicamente por que eu gosto da idéia de achar isso se eu quiser procurar e um monstro tiver engolido o del.icio.us.

The Threefold Model (que é basicamente teoria maníaca, mas tem algo a ser aproveitado)
I Have No Words And I Must Design (que é um dos melhores artigos sobre jogos que eu já lí e perfeito para apresentar o tópico)
The Key Manifesto (que é uma série de regras a serem utilizadas para mestrar live, e que tem muitas idéias boas e muitas idéias que não funcionariam tão bem assim)
John Kim's RPG System Design Pages (que é um monte de artigos sobre dados, rolagens, mecânicas de jogo e esse tipo de coisa) e as RPG Theory Pages do mesmo John, que falam sobre, bem, teoria de RPG, uma coisa estranha e meio aparentada ao mesmo tempo da psicologia e da lingüística.
The Crunchy Bits #2: "Hell, there are no rules here - we're trying to accomplish something." (onde realmente se fala algo sobre criar um jogo, ao contrário de tudo isso aí em cima).


E agora eu vou escrever alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.