25/09/2007

Universos Paralelos Existem.


A teoria do multiverso ("many worlds" em inglês virou multiverso em português, como o clássico multiverso DC) diz: já que não se pode considerar que nada exista até que esta coisa seja observada, então sempre que existe mais de uma possibilidade para alguma coisa o universo se divide entre o universo em que a coisa aconteceu e aquele onde não aconteceu. Logo, existem incontáveis universos povoados por incontáveis versões de nós mesmos, todos unidos por algumas leis em comum.

É claro, eu sou professora de inglês, não de física e a minha explicação pode estar meio estranha.

Mas o fato é que um grupo de pesquisa da Universidade de Oxford concluiu que a teoria do multiverso (chamada de "interpretação dos vários mundos" por quem quer fugir à ficção científica. Mas esse não é o meu caso) é matematicamente possível.

E de que isso vale? Certo que ser matematicamente possível não torna nada verdadeiro, só significa que vale a pena trabalhar essa teoria, mas ler esse artigo me deu um verdadeiro geekgasm de leitora de ficção científica. Eu deveria celebrar isso lendo um pouco de Robert Heinlein...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.