30/08/2007

Desenhistas Fantásticos e Suas Vidas (parte 1, Becky Cloonan)


Becky Cloonan
, 27 anos, é natural de Pisa, na Itália, mas foi criada nos EUA (na New England de H. P. Lovecraft). Ela é uma daquelas pessoas que desenha por que não poderia deixar de fazer isso. Segundo o que ela diz em uma entrevista no HQ Manics ela sempre gostou de quadrinhos, mas só teve confiança para se publicar quando começou a ler mangá e a notar quantas moças escrevem e desenham no Japão. Melhor para nos, que ganhamos uma quadrinista de primeiríssima qualidade.

O traço orgânico, puxado para o mangá e extremamente expressivo da Becky fecharam perfeitamente com a série Demo, do Brian Wood, sobre jovens, espectativas e poderes estranhos. O casamento foi tão perfeito que essa série acabou por lançar os dois, até então escritores e quadrinistas intependentes (mas nem por isso menos felizes. Só com menos dinheiro no bolso mesmo). Demo foi indicada a dois prêmios Eisner, por Melhor Série Limitada e Melhor Edição (pela edição "Onde Shot, Don't Miss").

Outra série agraciada (e engrandeciada) pelo traço da moça foi a American Virgin, publicada pela Vertigo, que foi o primeiro trabalho de Becky
em larga escala e um sucesso de vendas. A série, que é sobre religião e sexo e cultura pop (mas que, ao mesmo tempo, é sobre muito mais do que isso) está na sua 18ª edição.

Entre uma e outra edição de American Virgin ela escreve e desenha sua série autoral, East Coast Rising, sobre piratas que buscam tesouros lendários sobre uma New York submersa. ECR é publicada pela Tokyopop e já foi indicada ao Eisner de 2007 por Melhor Série Nova.
Mesmo com todas as indicações a prêmios e um certificado de reconhecimento pelo trabalho com mangá que ela recebeu do governo japonês Becky ainda é relativamente desconhecida no Brasil. O que é triste. Demo é cheio de histórias lindas que eu não poderia imaginar no traço de outra pessoa, e East Coast Rising é o tipo de misto de fantasia e ficção científica que agrada pessoas de qualquer idade. Nos resta aproveitarmos a galeria dela no Deviantart, o blog e o website onde ela apresenta um pequeno portifolio de trabalhos publicados e ilustrações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.