22/08/2007

Conspiração do Dia

Apesar de ser considerada uma fonte de informações similar a uma enciclopédia, a Wikipedia é tão confiável quanto qualquer outra coisa que se encontra na internet. É claro que na prática é comum procurar qualquer coisa na Wikipedia e aceitar o que se encontra alí como verdade o bastante para passar o link adiante para um amigo (ou em um post de blog).

Isso torna as recentes descobertas de manipulação de entradas na Wikipedia por parte de agências governamentais e multinacionais muito mais preocupantes. Ou pelo menos bastante preocupantes para qualquer pessoa interessada em teorias de conspiração.

O principal responsável por tais descobertas é Virgil Griffith, um hacker americano de 22 anos e criador do Wiki Scanner, o site que rastreia edições de entradas na Wikipedia até seus originadores usando seus IPs. Virgil criou o Wiki Scanner simplesmente por que ele podia, mas ele sabe muito bem que desinformação (o ato de maquiar a verdade) é um fato quando se mistura edições anônimas e grandes corporações.

Para quem quiser saber quem anda maquiando o que, a Wired está catalogando edições interesseiras interessantes, mas na própria página do scanner existem links para os edits da CIA, da BBC, do governo cubano...

Um comentário:

  1. Olá Saoki. Legal teu site, indiquei seu blog, especificamente esta postagem, em um comentario que eu fiz em uma coluna social do Jornal da Manha de Uberaba (15.000 exemplares/dia).

    ResponderExcluir

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.