08/03/2006

Blank Noise Project

Existe um projeto correndo na Índia chamado Blank Noise Project (algo como "Projeto Ruído Nulo", em português), que visa diminuir o que lá é chamado de "Eve Teasing" e que por aqui chamamos de Machismo Sem-Vergonha mesmo.

Acontece que as mulheres indianas não conseguem andar na rua sem serem chamadas, puxadas, cutucadas, xingadas e provocadas pelos homens locais. E isso não tem, nem nunca teve, nenhuma relação com sua idade, beleza ou o tipo de roupa que elas usam. Não é uma reação a suas atitudes nem uma resposta a algum dilema moral de sua cultura. É o antigo desrespeito acontecendo mais uma vez. Parece familiar? Pois é, essa atitude não é exclusiva do Oriente.

O Blank Noise Project tem como meta chamar atenção para a aberração da atitude masculina com relação as mulheres e ao direito que todo ser humano tem de viver sem medo ou opressão. É sobre respeito e o fim da cultura de objetificação da mulher.

Assédio sexual é crime, apertar ou passar a mão em partes do corpo de uma pessoa sem permissão pode ser enquadrado como agressão, sair para a rua sem roupa de baixo com a intenção de se esfregar em qualquer uma é atentar contra a liberdade sexual. Espero que um dia essas leis sejam realmente respeitadas.

E lembrem-se: quando alguém é assaltado, não é culpa da vítima por andar na rua com dinheiro.



* Neste post de thalassa_mikra, uma Indiana atualmente morando em Los Angeles, fica exemplificada a atitude corriqueira de desrespeito em que ela viveu.

Um comentário:

  1. Anônimo1:11 PM

    Acho que, pra acabar com isso, deveria ser instituído o dia internacional da buzinada. Seria o dia em que todos teriam o direito de dar uma "buzinada" em quem quiser. Pra acabar com a curiosidade, entende? Taí, gostei da idéia. Vou mandar o projeto pro plenário. Quem sabe eles não votam a favor? E viva a liberdade!

    ResponderExcluir

Comentários são apreciados. Spam é punida com a morte.